DIRETORIA DE ENSINO-
REGIÃO DE LINS
E.E. PE. EDUARDO
REBOUÇAS DE CARVALHO
JULIANA CORRÊA
MARIANO
MAGALI ROSARIA
FABIANO
MARIA APARECIDA
CORDEIRO DE SANTANA PROCOPIO
ROSEMARY DE FATIMA
CARDOSO LEAL TROMBINI
PROJETO:“Minha
cidade no Grafite”
LINS-
SP
2013
1. APRESENTAÇÃO
2. OBJETIVO GERAL
2.1 Objetivo específico
3. CONTEÚDOS
4. PROCEDIMENTOS
5. AVALIAÇÃO
6. BIBLIOGRAFIA
1-
APRESENTAÇÃO
O
presente projeto foi desenvolvido na E.E. “Valdomiro Silveira” na disciplina de
Arte, a partir de um convite recebido para representar o Município de
Cafelândia em uma exposição no Museu da cidade de Lins.
2-OBJETIVO
GERAL
a) Despertar
a autoestima dos alunos, valorizando as habilidades e competências destes,
representando nosso município em uma exposição no Museu de Arqueologia de Lins.
2.1 Objetivos Específicos:
a) Despertar
a responsabilidade e consciência do processo de pesquisa , criação e execução
dos painéis;
b) Vivenciar
a criatividade durante o fazer artístico;
c) Valorizar
as habilidades de cada aluno;
d) Conhecera
história cultural do município, levantando pontos importantes para serem
retratados ;
e) Promover
a uniãoentre os próprios alunos e o companheirismo nas divisões das tarefas;
f) Conhecer
os elementos do hip hop;
g) Articular
imagens, ideias e sentimentos por meio da especificidade do processo de criação
3- CONTEÚDOS
a)
Técnica mista de grafite
b)
Patrimônio cultural;
c)
Hip Hop e seus elementos
d)
Linguagens artísticas( Artes visuais)
e)
Materialidade;
f)
Processo de criação;
4-PROCEDIMENTOS
a) Levantamento
dos alunos interessados em participar do projeto ;
b) Reunião
com alunos interessados para escolher o tipo de trabalho a ser realizado, no
caso, a opção foram ospainéis;
c) Organizaçãodas
etapas e aulas em que realizariam o trabalho;
d) Conversa
com professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Inglês, História e
Geografia, para serem nossos parceiros no decorrer do projeto, auxiliando-nos
quando necessário;
e) Levantamento
dos materiais;
f) Pesquisa
sobre a cidade ( Cultura, produção rural e comercial, festas), hip hop e seus
elementos, principais artistas grafiteiros;
g) Seleção
do que seria retratado nos painéis
h) Conversa
sobre a técnica do grafite e o material que tínhamos para realizarmos o
trabalho;
i) Organização
dos grupos de trabalho bem como organização, manuseio e cuidado com os
materiais;
j) Elaboração
das regras e combinados para a organização e realização do trabalho;
k) Realização
das pinturas, levando-seem consideração as habilidades e interesses dos alunos;
l) Entrega
das obras para exposição no Museu de Arqueologia de Lins;
m) Visitação
dos alunos ao Museucom apreciação dos trabalhos expostos
5- AVALIAÇÃO
a)
Participação e interesse dos alunos durante
todo o decorrer do projeto: criatividade, responsabilidade, relacionamento com
demais componentes do grupo;
b)
Portifólio;
c)
Auto avaliação;
6- BIBLIOGRAFIA
CUNHA,
Newton. Dicionário Sesc: a linguagem da
cultura . São Paulo: Perspectiva; Sesc São Paulo, 2003.
GITAHY,
Celso. O que é graffiti. São Paulo:
Brasiliense, 1999 (Coleção Primeiros Passos).
GOOGLE.
Disponível em <www.google.com.br>. Acesso em 23/06/2012.
LEMOS,
Carlos. O que é Patrimônio Histórico.
São Paulo: Brasiliense, 2004.
PALLAMIN,
V. Arte urbana como prática critica. Cidade e Cultura: esfera pública e
transformação urbana.São Pulo: Estação Liberdade, 2002.
WIKIPÉDIA.
Disponível em <www.wikipedia.com>. Acesso em 05/05/2012.
·
Nenhum comentário:
Postar um comentário